Experiências imersivas em realidades ampliada, virtual e mista

Viabilizamos projetos de Transformação Digital, que combinam múltiplas experiências imersivas de diferentes complexidades, consumíveis por diferentes dispositivos de maneira não excludente.

Ou seja, uma mesma experiência pode ser explorada em realidade ampliada por um smartphone ou tablet, em realidade virtual, por um óculos conectado, ou em realidade mista, por meio de um equipamento mais sofisticado, como o Microsoft Hololens.

Neste contexto, o impacto dos projetos transcende o hype da Inovação e gera impacto efetivo ao ser escalável para milhares ou milhões de pessoas. Cada usuário utiliza seu próprio celular, enquanto equipamentos mais caros são seletivamente utilizados em ambientes controlados.

Ilustramos, a seguir, algumas das experiências que já viabilizamos com breve conceituação sobre cada abordagem:

Realidade Aumentada - AR

Experiências imersivas ao alcance de suas mãos

A realidade aumentada (AR) é uma experiência interativa de um ambiente do mundo real onde objetos são aprimorados por informações perceptivas geradas por computador, muitas vezes por meio de diferentes modalidades sensoriais, entre elas a visual, auditiva, tátil, somatossensorial e olfativa.

A realidade aumentada (AR) pode ser definida como um sistema que cumpre três características básicas: uma combinação dos mundos real e virtual; interação em tempo real; e registro 3D preciso de objetos virtuais e reais, como, por exemplo, os twins digitais de máquinas, equipamentos e utensílios. Na área da saúde, os exames de diagnósticos por imagens são uma excelente fonte para a construção de objetos da anatomia humana com altíssima fidelidade.

Recentemente, a tecnologia da realidade aumentada tornou-se mais acessível devido ao interesse dos fabricantes de smartphones Apple e Samsung na incorporação desta tecnologia de forma nativa em seus aparelhos recém-lançados. Exemplo - realidade ampliada:

Realidade Virtual - VR

Criação de um novo mundo por meio da tecnologia

A realidade virtual (VR) é uma experiência simulada em um ambiente 100% virtual, construído a partir da captura de imagens 360º de um ambiente real ou ambientes de ficção, idealizados por designers com programas gráficos 3D.

Atualmente, a utilização desta tecnologia não está limitada apenas aos jogos interativos, mas à capacidade de criar cenários e de se movimentar por ambientes arquitetônicos virtuais. Aliada à possibilidade de simulação da operação de máquinas e equipamentos neste mundo virtual, proporciona uma série de novas aplicações para a tecnologia da realidade virtual (VR).

O uso de óculos de realidade virtual (VR), atualmente com custos muito mais acessíveis, tem auxiliado na virtualização de experiências em diversas áreas. Desde a capacitação dos operários de uma fábrica até a simulação, em ambiente virtual, de experiências de aulas práticas nas áreas do ensino da saúde e das engenharias, apenas para citar alguns exemplos.

Realidade Mista - MR

Um diálogo entre os mundos real e virtual

A realidade mista (MR) é a fusão dos mundos real e virtual para produzir novos ambientes e visualizações, onde objetos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real.

O desenvolvimento de uma nova geração de óculos, com capacidade de processamento autocontido e lentes translúcidas, agora possibilita a incorporação e a manipulação de objetos virtuais, por meio de suas representações holográficas no mundo real.

A realidade mista não ocorre exclusivamente no mundo físico ou virtual, mas é um híbrido do ambiente real, realidade virtual e dos recursos da realidade aumentada.

Existem também diferentes tecnologias de exibição usadas para facilitar a interação entre usuários e aplicativos de realidade mista. Exemplos - Realidade Mista: